As duas postagens que antecederam essa trataram mais sobre o chamado. Então nesta vou tentar falar mais sobre a preparação. A preparação dividi-se em dois aspectos: Preparação vinda de DEUS e a Preparação que acabe a nós. Vou tentar explicar este dois aspectos.
“Preparação vinda de DEUS” está consiste em experiências que DEUS nos faz passar. Um exemplo é o do jovem José. Como sabemos em Gênesis do cap. 37; 39; 40 e 41 há o relato de tudo que José passou até chegar a ser Governador do Egito. Ele foi vendido pelos seus irmãos como escravo. Logo seguida, foi mordomo na casa de potifar (Gênesis 39.3-5), ali DEUS foi ensinado àquele jovem administrar “riquezas”, e tudo prosperava na casa e no campo porque SENHOR estava com ele (Gênesis 39.5). É notória que não está na Bíblia, mas, podemos imaginar que DEUS era quem orientava aquele moço na administração daqueles bens. Depois disso ele é preso por uma falsa acusação, mas em nenhum momento ele deixa de confiar em seu DEUS. Ali mais uma vez ele passar a exercer uma liderança. Eram elementos que José precisa para aquilo que o SENHOR SUPREMO tinha preparado para ele. Reconhecer a voz de DEUS, ser guiado por ELE, ter experiência na liderança e na administração de bens.
Josué também foi preparado por DEUS junto de Moisés. Tanto Josué como Kalebe foram “alunos” de Moisés pela vontade de DEUS. Explicando essa minha afirmação... Como sabemos Josué foi o sucessor de Moisés (Josué 1.1 – 3), a missão de Josué era guia o povo na vida espiritual e também naquele deserto, era levar o povo pra onde DEUS o mandasse. E também foi à missão de Moisés e Josué estava ali ao lado dele vendo tudo o que se passa, por isso afirmei que Josué foi “aluno” de Moisés. Dando esse dois exemplos vou passar para o segundo aspecto da preparação.
Ainda usando Josué como exemplo, vemos que ele teve a preparação dada pelo SENHOR, mas, também teve a que ele mesmo deveria buscar. No primeiro capítulo do livro de Josué (Josué 1.7 e 8), DEUS a Josué não deixa o livro da lei, se esforce porque DEUS seria com ele. Enquanto Josué permanecesse na palavra do SENHOR ele seria guardado, ajudo pelo SENHOR, mas ao sair perderia está proteção divina.
Certo dia os discípulos foram expulsar um demônio e não conseguiram e precisaram chamar JESUS para que aquele demônio fosse expulso e JESUS responde “ está casta não se expulsa ao não ser com jejum e oração”. O MESTRE quis dizer que é preciso haver um esforço para se adquirir as coisas espirituais. A oração é simplesmente conversar com DEUS, buscar intimidade com ELE. O jejum é “sacrificar” sua carne suas vontades e deixar a DEUS prevalecer sobre sua vida. A Bíblia diz: “Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.“ é preciso buscar, clamar, orar se não, não poderemos conhecer verdadeiramente a DEUS. È preciso nós cristãos orarmos, jejuamos, lermos as sagradas escrituras, ou seja, estarmos prontos diariamente para fazer a sua obra e para naquele grande dia não nos acharmos em falta perante O SENHOR DOS SENHORES.
Até JESUS tinha o habito de orar e era conhecer das escrituras (Mateus 4.1 – 10; Mateus 26.54- 56; João 5.39 Mateus 14.23; Mateus 26.36; Lucas 11.1), então nós como seus seguidores temos o dever de orar, jejum e ler a Bíblia. Está deve ser a nossa preparação!
A PAZ DO SENHOR E QUE DEUS CONTINUE VOS ABENÇOANDO!