quarta-feira, 22 de junho de 2011

Oração Moderna


Oração Moderna

Agora tem isso... alguns andam ensinado outro tipo de oração... chamo de moderna porque é diferente daquela ensinada pelo SENHOR JESUS ( Mateus 6.5 – 13).

Antes de tudo gostaria de dizer algo simples. Oração é conversar com DEUS! É maravilhoso poder ter este privilegio com conversar com o Ser SUPREMO de todo o universo com o TODO PODEROSO. E quando vamos orar temos que ter consciência que nos somos submissos ao querer de DEUS e não o contrario.
Certas pessoas dizem que devemos “colocar de deus ( só o deus com minúsculo pode ser colocado contra a parede) contra a parade” para alcançarmos nossas pedidos, petições. Outros dizem que devemos ameaçá-lo. Já outros dizem que não temos que aceitar uma situação x ou y. Tudo isso é HERESIA!
Passemos analisar a oração ensinada pelo nosso Mestre o SENHOR JESUS. 

 V. 5 E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.

Neste primeiro versículo vermos que JESUS nos alerta não sermos soberbos  e não usar a oração como uma demonstração de “autoridade” ou querendo dizer que temos um nível espiritual maior do que os outros. Que somos superiores a seja lá quem for.
A oração não para aparecemos! Não é para sermos reconhecidos e tão pouco elogiados. Nossa oração deve ter apenas o objetivo de conversarmos com DEUS tal conversamos com o nosso melhor amigo ou amigo. Com nosso Pai ou nossa Mãe. Apenas com o objetivo de desfrutar do prazer de conversar com alguém amamos.  

 V. 6 Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.

Na continuação do ensino JESUS ele afirma que a oração não é algo para “publicarmos”, ou seja, há momentos que devemos orar em segredo. Quanto mais você conversar com alguém mais intimidade você tem com esse alguém. Por isso quanto mais orarmos mais teremos intimidade com DEUS. 
JESUS afirma que DEUS recompensará, ou seja, exaltará aqueles que conversarem com o seu Pai sem exaltação e soberba.

 V.7   E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos.

            Aqui é importante dizer que JESUS, não quer dizer que não podemos pedir várias vezes a mesma coisa. Mas, essa recomendação é para que não façamos uso de repetições sem sentido, sem motivo. Ou seja, eu sempre uso determinada expressão só por usar. Não usarmos uma “formula” para orar.

V.8   Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes.

V. 9  Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;

A partir do versículo 9, JESUS começa a dar os elementos essenciais da oração.  É necessário termos consciência de que estamos falando  com o nosso Pai celestial.

V.10  Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
            Não é vontade humana que deve ser priorizada, mas sim a de DEUS. A nossa oração deve ter isso. É vontade de DEUS que é Boa, perfeita e agradável ( Romanos 12.2). Nós somos seus servos e não senhores. Nós somos ovelhas e não pastores.

V.11  O pão nosso de cada dia nos dá hoje;
Não é pecado pedir coisas “materiais”, mas essa não deve ser nossa prioridade. DEUS conhece nossas necessidades, mas, tão como um filho pede ao seu Pai aquilo que precisa assim somos nós.

V.12  E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;
 Devemos perdoar aqueles que nos ofendem!  

V.13 E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.

Reconhecermos que DEUS é SOBERANO, SENHOR de todas as coisas. O único que merece nossa adoração e a glória pertence só a ELE.
Que fizermos isso não vamos orar de modo errado e  não nos faltará fé!




 A PAZ DO SENHOR QUE DEUS CONTINUE VOS ABENÇOANDO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário