quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Lições Bíblicas

A cada trimestre, um reforço espiritual para aqueles que desejam edificar suas vidas na Palavra de Deus.
Neste 1º trimestre de 2012, estaremos estudando o tema A Verdadeira Prosperidade - A vida cristã abundante

Comentarista: Pastor José Gonçalves
Consultor Doutrinário e Teológico: Pastor Antonio Gilberto


SUMÁRIO DA LIÇÃO:

1- O Surgimento da Teologia da Prosperidade

2- A Prosperidade no Antigo Testamento

3- Os Frutos da Obediência na Vida de Israel

4- A Prosperidade em o Novo Testamento

5- As Bençãos de Israele o que Cabe à Igreja

6- A Prosperidade dos Bem-aventurados

7- "Tudo Posso Naquele que me Fortalece"

8- O Perigo que Querer Barganhar com Deus

9- Dízimos e Ofertas

10- Uma Igreja Verdadeiramente Próspera

11- Como Alcançar a Verdadeira Prosperidade

12- O Propósito da Verdadeira Prosperidade

13- Somente em Jesus Temos a Verdadeira Prosperidade

Fonte: CPAD


 A VERDADEIRA PROSPERIDADE EM DEUS, É ESTA PROSPERIDADE QUE DEVEMOS BUSCAR
AQUI FICA MEU CONSELHO AOS IRMÃOS NÃO DEIXEM DE ESTUDAR NENHUMA DAS LIÇÕES DESTE TRIMESTRE. 


A PAZ DO SENHOR QUE DEUS CONTINUE VOS ABENÇOANDO

domingo, 18 de dezembro de 2011

Qual o Limite da Critica?


Qual o Limite da Critica?

            Quem não sabe criticar? Acredito que todos sabem criticar. Mas, todos criticam da maneira correta? E os cristãos, exageram nas criticas? Colossenses  4:6 A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um. 


Paulo na epistola escrita aos colossenses deixa um bom conselho “palavra seja sempre agradável e temperada com sal”. Assim que deve ser tudo que o cristão falar seja agradável e temperado com sal. Que nossas palavras possam conservar alma, vida espiritual do cristão e que nossas palavras sejam sempre agradáveis a DEUS. 


Suas criticas têm construído? São criticas que ajudam ou que atrapalham os ouvintes? São criticas que causam escândalos, aborrecimento? Suas criticas tem ajudado tem dado vida, alegria? Suas criticas são construtivas ou destrutivas?


Reflitam sobre está questão!


A PAZ DO SENHOR QUE DEUS CONTINUE VOS ABENÇOANDO

sábado, 13 de agosto de 2011

Porque?




Existem muitos “pqs” na vida. Porque disso porque daquilo. Mas, um porque tem estado na minha mente há alguns dias e vou revelar pra vocês qual é esse “porque”. Sabemos que necessitamos da presença de DEUS todos os dias de nossas vidas, pois sem a sua presença a vida fica sem sentido. Mas nem sempre queremos busca intimidade com nosso Pai celestial. Nem sempre queremos deixar de assistir um filme, seriado ou deixar de fazer qualquer outra coisa para buscarmos a presença de DEUS. Por exemplo quantas vezes você preferiu sair com os amigos em vez de ir para um culto? Quantas vezes você deixou de orar porque estava cansado? E quantas vezes você deixou de ir pra o trabalho porque estava cansado? Sempre temos justificativas  no que tange fazer algo para o SENHOR.  E dizemos coisas semelhantes a estas: “ Deus conhece minha situação ou DEUS entende” e tantas outras frases. Mas é verdade que dificilmente colocamos obstáculos para irmos a festas, passeios, momentos de lazer... Porque? 

Por que... Eu sempre me pergunto porque alguns irmãos só incentivam a busca pela presença de DEUS em situações especificas... Em momentos de mais um ano de fundação de congregação, mais um ano dos conjuntos, da campanha de visitas, do grupo de evangelização... Porque só em festas??????????????????

Será que não precisamos de DEUS todos os dias? Porque essa “cultura” tão “maléfica”? Porque esse costume absurdo? Esquecemos “do nosso reino” e só lembramos do “vem a nós”. DEUS NÃO É EMPREGO, DEUS É SENHOR E POR ISSO NÓS QUEM O SERVIMOS E NÃO ELE!

A PAZ DO SENHOR QUE DEUS CONTINUE VOS ABENÇOANDO

domingo, 26 de junho de 2011

Lições da EBD 3º Trimestre





A cada trimestre, um reforço espiritual para aqueles que desejam edificar suas vidas na Palavra de Deus.
Neste 3º trimestre de 2011, estaremos estudando o tema A Missão Integral da Igreja

Consultor Doutrinário e Teológico: Pastor Antonio Gilberto
Comentarista: Pastor wagner Gaby

SUMÁRIO DA LIÇÃO:

1- O projeto original do Reino de Deus
2- A mensagem do Reino de Deus
3- A vida do novo convertido
4- A Comissão Cultural e a Grande Comissão
5- O Reino de Deus através da Igreja
6- A eficácia do testemunho cristão
7- A beleza do serviço cristão
8- Igreja - Agente transformador da sociedade
9- Preservando a identidade da igreja
10- A atuação social da igreja
11- A influência cultural da igreja
12- A integridade da doutrina cristã
13- A plenitude do Reino de Deus

Aqui fica meu conselho não percam nenhuma aula desse trimestre. Os temas são relevantes para todo cristão e com certeza você crescerá espiritualmente a cada aula.

Boas aulas!

Twitter : @SoCoisas

Fonte: CPAD

quarta-feira, 22 de junho de 2011

JESUS SALVA, CURA E BATIZA COM ESPÍRITO SANTO


JESUS SALVA, CURA E BATIZA COM ESPÍRITO SANTO

Essa foi por muitos anos o tema central das inúmeras pregações daqueles que conheceram de perto as maravilhas de DEUS. Quando criança ouvia por várias vezes os irmãos que fazia usa da palavra falarem essa frase. A principio este “frase” que era o tema central da pregação parecia ser algo muito limitado, pequeno que não ensina ou ensinava muita coisa. Mas, só a primeira vista mesmo pois se analisada bem de perto aprenderemos muito e nossa alma sentira o gozo da presença de DEUS.
JESUS SALVA.... A primeira coisa que JESUS (João 3.16) quer fazer em nossa vida é salvar a nossa alma, nos libertar do pecado, da condenação, da morte espiritual. Missão de CRISTO o seu sacrifício foi pra nos justificarmos (Romanos 4. 24 e 25). Restituir o nosso acesso ao PAI, permito a nós que tenhamos comunhão com DEUS( II Coríntios 5.18 – 21; I Timóteo 2.1 – 5). Deus não nos promete as coisas terrenas e próprio JESUS deixa claro que devemos busca o reino de DEUS e sua justiça antes de tudo (Mateus 6.33).  É essencial para nossa vida espiritual priorizarmos as coisas de DEUS, “esquece” de tudo o resto. Não podemos como servos filhos nos importar mais com as coisas daqui. Coisas corruptas, falhas, pequenas e que não conseguiram chegar perto das coisas celestiais (I João 2.15 -17; Filipenses 3.13 e 14). O primeiro trecho diz não só que JESUS salva, diz também que a primeira coisa que o nosso JESUS faz é livrar o homem da perdição. Diz que esse homem nunca mais será o mesmo! Diz também que nos temos valor pra DEUS. Porque DEUS nos viu em uma situação desprezível espiritualmente falando. Estamos cegos, surdos e insensíveis as maravilhas de DEUS! Caminhando para a perdição eterna... A uma profundeza neste “JESUS SALVA” muito grande por isso lhe convido a meditar mais nele e ouvir a voz do SENHOR.
JESUS CURA.... Ele opera sinais! Só ELE opera maravilhas! JESUS é quem realiza e não os homens! Aqui entendo que só quem tem fé. Apenas quem crê é capaz de falar, só quem crê recebe, vê o operar de DEUS em sua vida (João 11.25 e 26; João 1.50 e 51). E não é  em x, y ou z, não, não. A Fé é exclusiva em JESUS! (Hebreus 12.2) O Justo vive pela fé e não da fé, ou seja, não tiramos lucro da fé, não buscamos riquezas na fé, mas vivemos crendo num DEUS, num JESUS opera sinais e maravilhas. Cura do Câncer, da lepra, da AIDS e de qualquer tipo de enfermidade (Lucas 1.37). Faz milagres! Não entendo milagres apenas como abrir o mar vermelho, parar o sol e a lua, ressuscitar mortos... Milagre também é a salvação de almas, a transformação da de vidas... Isso também é milagre! Lembrou mais uma vez que JESUS é centro da mensagem. Tudo é pra ele, por ele e só nele que temos alguma coisa ( João 3.30; Apocalipse 1.8)

JESUS BATIZA COM ESPÍRITO SANTO... Não posso falar em Batismo com Espírito Santo sem falar em Atos 2, ali a promessa feita do DEUS e por seu FILHO são cumpridas um dia de bênção espiritual. Nós somos de uma geração (a partir do de dia de pencostes todos nos pode receber esta bênção) que pode desfrutar dos dons espirituais, do batismo com Espírito Santo. DEUS ainda batiza, ainda derrama seu poder sobre seus filhos( Joel 2.28; Isaías 32.15; Isaías 59.21; Lucas 11.13).
Sou pentecostal e quero pedir à todos peçam o Batismo com Espírito Santos, os dons espirituais. Temos esquecido, deixado de lado as bênçãos espirituais e temos buscado muito as bênçãos materiais. Os dons são essenciais para a igreja do SENHOR JESUS, por isso as pregações, os ensinos daquelas que ouvia quando criança ( com mais freqüência) traziam esse elemento – Batismo com Espírito Santo – antes do dia de pentecostes ninguém desfrutava desta bênção e hoje temos este privilegio( Atos 2.1 - 3; Atos 8.17; Atos 10.44). Quando chama pentecostal está em nossas vidas nós somos crentes fieis, nos temos prazer em está na sua obra fazendo sua vontade.
Meditem JESUS SALVA, JESUS CURA E JESUS BATIZA COM ESPÍRITO SANTO!

A PAZ DO SENHOR QUE DEUS CONTINUE VOS ABENÇOANDO!

Oração Moderna


Oração Moderna

Agora tem isso... alguns andam ensinado outro tipo de oração... chamo de moderna porque é diferente daquela ensinada pelo SENHOR JESUS ( Mateus 6.5 – 13).

Antes de tudo gostaria de dizer algo simples. Oração é conversar com DEUS! É maravilhoso poder ter este privilegio com conversar com o Ser SUPREMO de todo o universo com o TODO PODEROSO. E quando vamos orar temos que ter consciência que nos somos submissos ao querer de DEUS e não o contrario.
Certas pessoas dizem que devemos “colocar de deus ( só o deus com minúsculo pode ser colocado contra a parede) contra a parade” para alcançarmos nossas pedidos, petições. Outros dizem que devemos ameaçá-lo. Já outros dizem que não temos que aceitar uma situação x ou y. Tudo isso é HERESIA!
Passemos analisar a oração ensinada pelo nosso Mestre o SENHOR JESUS. 

 V. 5 E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.

Neste primeiro versículo vermos que JESUS nos alerta não sermos soberbos  e não usar a oração como uma demonstração de “autoridade” ou querendo dizer que temos um nível espiritual maior do que os outros. Que somos superiores a seja lá quem for.
A oração não para aparecemos! Não é para sermos reconhecidos e tão pouco elogiados. Nossa oração deve ter apenas o objetivo de conversarmos com DEUS tal conversamos com o nosso melhor amigo ou amigo. Com nosso Pai ou nossa Mãe. Apenas com o objetivo de desfrutar do prazer de conversar com alguém amamos.  

 V. 6 Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.

Na continuação do ensino JESUS ele afirma que a oração não é algo para “publicarmos”, ou seja, há momentos que devemos orar em segredo. Quanto mais você conversar com alguém mais intimidade você tem com esse alguém. Por isso quanto mais orarmos mais teremos intimidade com DEUS. 
JESUS afirma que DEUS recompensará, ou seja, exaltará aqueles que conversarem com o seu Pai sem exaltação e soberba.

 V.7   E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos.

            Aqui é importante dizer que JESUS, não quer dizer que não podemos pedir várias vezes a mesma coisa. Mas, essa recomendação é para que não façamos uso de repetições sem sentido, sem motivo. Ou seja, eu sempre uso determinada expressão só por usar. Não usarmos uma “formula” para orar.

V.8   Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes.

V. 9  Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;

A partir do versículo 9, JESUS começa a dar os elementos essenciais da oração.  É necessário termos consciência de que estamos falando  com o nosso Pai celestial.

V.10  Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
            Não é vontade humana que deve ser priorizada, mas sim a de DEUS. A nossa oração deve ter isso. É vontade de DEUS que é Boa, perfeita e agradável ( Romanos 12.2). Nós somos seus servos e não senhores. Nós somos ovelhas e não pastores.

V.11  O pão nosso de cada dia nos dá hoje;
Não é pecado pedir coisas “materiais”, mas essa não deve ser nossa prioridade. DEUS conhece nossas necessidades, mas, tão como um filho pede ao seu Pai aquilo que precisa assim somos nós.

V.12  E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;
 Devemos perdoar aqueles que nos ofendem!  

V.13 E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.

Reconhecermos que DEUS é SOBERANO, SENHOR de todas as coisas. O único que merece nossa adoração e a glória pertence só a ELE.
Que fizermos isso não vamos orar de modo errado e  não nos faltará fé!




 A PAZ DO SENHOR QUE DEUS CONTINUE VOS ABENÇOANDO!

sábado, 28 de maio de 2011

Comentários sobre o PLC 122


Porque o PL 122/2006 é inconstitucional

 



Antes de fazer qualquer comentário, é importante frisar que uma coisa é criticar conduta, outra é discriminar pessoas. No Brasil, pode-se criticar o Presidente da República, o Judiciário, o Legislativo, os católicos, os evangélicos, mas, se criticamos a prática homossexual, logo somos rotulados de homofóbicos. Na verdade, o PL-122 é contra o artigo 5º da Constituição, porque o projeto de lei quer criminalizar a opinião, bem como a liberdade religiosa.

Vejamos alguns artigos deste PL:


Artigo 1º: Serão punidos na forma desta lei os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião, procedência nacional, gênero, sexo, orientação sexual, identidade de gêneros.

Comentário: Eles tentam se escorar na questão de raça e religião para se beneficiar. O perigo do artigo 1º é a livre orientação sexual. Esta é a primeira porta para a pedofilia. É bom ressaltar que o homossexualismo é comportamental, ninguém nasce homossexual; este é um comportamento como tantos outros do ser humano .

Artigo 4º: Praticar o empregador, ou seu preposto, atos de dispensa direta ou indireta. Pena: reclusão de 2 a 5 anos.

Comentário: Não serão os pais que vão determinar a educação dos filhos — porque se os pais descobrirem que a babá dos seus filhos é homossexual, e eles não quiserem que seus filhos sejam orientados por um homossexual, poderão ir para a cadeia.

Artigo 8º-A: Impedir ou restringir a expressão e a manifestação de afetividade em locais públicos ou privados abertos ao público, em virtude das características previstas no artigo 1º desta lei. Pena: reclusão de dois a cinco anos.

Comentário: Isto significa dizer que se um pastor, ou padre, ou diretor de escola — que por questões de princípios — não queira que no pátio da igreja, ou escola haja manifestações de afetividade, irão para a cadeia.

Artigo 8º-B: Proibir a livre expressão e manifestação de afetividade do cidadão homossexual, bissexual ou transgênero, sendo estas expressões e manifestações permitidas aos demais cidadãos ou cidadãs. Pena: reclusão de dois a cinco anos.

Comentário: O princípio do comentário é o mesmo que o do anterior, com um agravante: a preferência agora é dos homossexuais; nós, míseros heterossexuais, podemos também ter direito à livre expressão, depois que é garantida aos homossexuais. O parágrafo do artigo que vamos comentar a seguir "constituiu efeito de condenação".

Artigo 16º, parágrafo 5ª: O disposto neste artigo envolve a prática de qualquer tipo de ação violenta, constrangedora, intimidatória ou vexatória, de ordem moral, ética, filosófica ou psicológica.

Comentário: Aqui está o ápice do absurdo: o que é ação constrangedora, intimidatória, de ordem moral, ética, filosófica e psicológica? Com este parágrafo a Bíblia vira um livro homofóbico, pois qualquer homossexual poderá reivindicar que se sente constrangido, intimidado pelos capítulos da Bíblia que condenam a prática homossexual. É a ditadura da minoria querendo colocar a mordaça na maioria. O Brasil é formado por 90% de cristãos. Não queremos impedir ou cercear ninguém que tenha a prática homossexual, mas não pode haver lei que impeça a liberdade de expressão e religiosa que são garantidas no Artigo 5º da Constituição brasileira. Para qualquer violência que se cometa contra o homossexual está prevista, em lei, reparação a ele; bem como assim está para os heterossexuais. A PL-122 não tem nada a ver com a defesa do homossexual, mas, sim, quer criminalizar os contrários à prática homossexual — e fazem isso escorados na questão do racismo e da religião.






Fonte: Associação Vitória em Cristo  

Aos o irmãos que queiram deste moviemto contra o PL 122 este é o link: http://abaixoassinado.vitoriaemcristo.org/_gutenweb/



Divulguem, participem, vivemos em uma democracia e se quisermos ver bons resultados temos que participar de forma organizada.

                         A PAZ DO SENHOR QUE DEUS CONTINUE VOS ABENÇOANDO!
 

sexta-feira, 20 de maio de 2011

É Amanhã?!?!?!




               Segundo a profecia de um “Pr” Norte- americano amanhã ( 21 de Maio de 2011) é o grande dia, o dia da volta de JESUS. Mas, será que é mesmo (caí entre nós ele vai errar de novo) ele já “profetizou” um vez sobre o mesmo assunto e nada aconteceu. E com certeza nada acontecerá dessa vez!

               Agora vamos para os argumentos Bíblicos sobre este tão importante tema. Porque DEUS diria exatamente o dia e hora que ele voltará. Vamos ler Mateus 24.36 “Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai.” São palavras do nosso Mestre ( O Senhor JESUS), essas palavras são totalmente dignas de confiança ( Mateus 24.35; Isaías 40.8; Josué 21.45), a Palavra do SENHOR é infalível! 

               O Senhor não falou e nem vai falar o dia e hora que ELE voltará, pois ELE afirmou que não revelaria a ninguém esse “segredo” ( Números 23.19; Mateus 24.1-14). Em Mateus 24 o Senhor responde a pergunta dos discípulos ( v.3 ”Dize-nos quando sucederão estas coisas e que sinal haverá da tua vinda e da consumação do século.”) essa recebe uma resposta que provavelmente os discípulos gostariam que fosse de outro jeito. JESUS apenas diz aquilo que antecederia a sua vinda ( guerras, rumores de guerras, terremotos em vários lugares...), ou seja, O SENHOR JESUS DEIXA CLARO QUE NÃO DIRÁ EXATAMENTE O DIA QUE VOLTARÁ PARA BUSCAR OS SEUS. 

               Se o cap. 24 do Livro de Mateus for lido com seriedade, meditação e com uma instrução do ESPIRÍTO SANTO, vamos entender que NÃO EXISTE “Profecia” que diga o DIA E A HORA QUE JESUS VOLTARÁ. “

               Mateus 24.44 Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis.”
              

terça-feira, 17 de maio de 2011

A Crucificação



     Gostaria que os amandos irmãos meditassem no que é dito sobre a crucificação do nosso Mestre. Temos dado o devido valor ao Sacrificio de JESUS?  O que fazer em gratidão por tudo que ELE fez por nós? Tenho sido grato sim ou não?   

      Que DEUS nos ajude a sermos mais gratos!
  
                

   Fonte: Blog  DEUS EM DEBATE



domingo, 3 de abril de 2011

Perguntas acerca de Filipenses 1 . 27 – 30


27- Somente portai-vos duma maneira digna do Evangelho de Cristo, para que, ou indo ver-vos, ou estando ausente, eu ouça dizer de vós que permaneceis em um só espírito, lutando com uma só alma pela fé do Evangelho;

O Que é portar-se de modo digno do Evangelho de CRISTO?

Significar ter uma vida santa. Ser separado do mundo não maldizer, não dar falso testemunho ser um exemplo aos da igreja e ao mundo. É Principalmente ser hábito as boas obras. Respeitar as autoridades. (Tito 2.2 – 10; Tito 3.1 e 2) 

 Viver exclusivamente para Glória de DEUS. Sendo “Sal” e Luz deste mundo perverso.   ( Mateus 5. 14 – 16 )


O que é fé  evangélica?

            É importante deixar claro que a  evangélica é distinta das demais. Esta é consciente, não posta em homem, em objetos ou deuses. Mas é no FILHO do DEUS vivo criador do Universo  (Hebreus 12. 2) . Por isso Paulo fala em fé do Evangelho, a fé no CRISTO vivo, no DEUS vivo. 

            A epístola aos hebreus conceitua bem ( Hebreus 11.1) “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.”  Está é tão importante que DEUS fala que seu justo viverá da fé e se recuar DEUS não tem prazer nele (Hebreus 10.38 e 39).

            
           Não á como agradar a DEUS se não tivermos fé (Hebreus 11.6; II Coríntios 5. 7). É está Fé que devemos lutar e guardar, porque sem Fé é IMPOSSÍVEL agradar a DEUS. “Fé pura e genuíno a fé que a Bíblia ensina”

28- e que em nada estais atemorizados pelos vossos adversários, o que para eles é uma prova de perdição, mas para vós de salvação, e isto da parte de Deus.

Porque não temer os inimigos?

Não devemos nem podemos ter medo dos nossos adversários pois o SENHOR é conosco ( Isaías 40.13). O que pra eles é perdição na verdade é ensino, salvação, permissão de DEUS em nossas vidas (Romanos 8.22). A epístola aos Corintos, Paulo deixa claro que aquilo que para o mundo é loucura é poder de DEUS ( I Coríntios 1.18 – 21). A “Loucura da Pregação” nos trouxe salvação!

29 - Pois vos foi concedido por amor de Cristo, não somente o crer nele, mas ainda o padecer por ele, 30 - sofrendo o mesmo combate que vistes em mim, e agora ouvis que está em mim.

Porque suportar as Aflições?

Antes de passar pela cruz o SENHOR JESUS nos deixou o alerta. Falou que seus servos sofreriam perseguições, “mas tende bom ânimo Eu venci o mundo” ( João 1.18 – 21).

Quando o mundo nos odeia por sermos Cristãos (seguidores de JESUS) é motivo de alegria porque o Sistema do mundo é contra o nosso SENHOR, e se este sistema está contra nós é por estamos em CRISTO. Os profetas, servos de DEUS também sofreram perseguições de todo o tipo (Mateus 5.11 e 12). 

Mas respondendo a perguntar, os motivos que me fazem perseverar no evangelho são vários. Como por exemplo: Saber que as aflições que passo não chegam nem perto daquilo que eu teria nos céus (Romanos 8.18), saber que se suportar tudo aqui por amor ao evangelho terei um galardão dado pelo SENHOR (Mateus 5.12), Porque nada neste mundo me separa do amor de DEUS ( Romanos 8.38 e 39); Nos momentos mais “complicados” o SENHOR me consola e confunde a todos ( II Coríntios 4. 8 e 9), Porque a salvação foi dada a minha como dádiva, presente de DEUS pra e para todo aquele que crer nele ( João 3.16; Efésios 2.8) por estes e por mais alguns outros motivos é que eu suporto as Aflições.

Vale a Pena Sofrer pelo Evangelho!