domingo, 7 de abril de 2013

LIÇÃO 1 – FAMÍLIA, CRIAÇÃO DE DEUS - 2º TRIMESTRE 2013




Texto Áureo: Gn. 2.18 – Leitura Bíblica: Gn. 2.18-24



Introdução


Neste trimestre teremos como tema abordado “A Família no Século XXI: Protegendo seu lar dos ataques do inimigo”. A família é primeira instituição que DEUS criou, por isso o inimigo quer tanto destruí-la.  


Durante estes três messes estudaremos como ela foi criada, quais seus propósitos, quem a criou, porque a criou, quais são os principais problemas que afetam e qual é o modelo original de família. Estes são alguns “subintes” que serão ensinados neste trimestre. 


1 – A Família no Plano Divino


1.1 Conceito


Existem dois termos hebraicos para a família: o primeiro é bayit, que designa tanto uma “residência”, “templo”,“lar”, a “parte interior de uma casa”, “casa”, quanto também o conceito de “família” ou “os moradores de uma mesma casa” (Êx 12.7; Lv 25.29; Dt 11.20); o segundo é mishpāha, que significa literalmente “família”, “parentes” ou “clã”. Neste caso, a ênfase está nos laços sanguíneos que existem entre as pessoas de um mesmo círculo (Nm 11.10). No grego, o termo é oikos e significa “habitação”, “casa” (I Tm 5.4)¹.



É importante dizermos que para DEUS a família, só é constituída por um homem (esposo), uma mulher (esposa) e filhos. Sendo os filhos deste casal. Não existe casamento entre pessoas do mesmo sexo, ou até entre dois ou mais homens e uma mulher ou duas ou mais mulheres e um homem. Modelo bíblico é aquele de Genesis 2.18 “E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.”  



         





_______________________________________

¹superintendência das Escolas Bíblicas Dominicais Ass. de DEUS - Recife/PE. Disponível em: http://www.rbc1.com.br/licoes-biblicas/index/

 



1.2 O propósito de DEUS



          Pela narrativa do capitulo dois de Gênesis, percebemos que DEUS criou Eva, para ajudar Adão. Evitando assim a solidão daquele que era sua imagem e semelhança. Adão completaria Eva e Eva completaria Adão. Ambos seriam uma.

          O propósito de DEUS é que você e sua esposa e seus filhos, sejam um. Unidos no amor, na compreensão e na semelhança a DEUS. A família é o reflexo da união da Trindade Santa: Pai, Filho e Espírito Santo. Na Terra é Esposo, Esposa e Filhos. Nenhum destes deve agir em desacordo.



Então o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar;



E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.



E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.



Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.



Gênesis 2:21-24



E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem.

E deu à luz mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.


Gênesis 4:1-2

          A família deve ser abrigo, refúgio um porto seguro para seus membros. Local em que estes saibam que encontraram apoio, mas também repreensão quando necessário. Os pais não devem apoiar os erros dos filhos, mas disciplina-los quando necessário. Provérbios 19.18 “Castiga o teu filho enquanto há esperança, mas não deixes que o teu ânimo se exalte até o matar.” O castigo deve ser justo assim como DEUS é justo. Jeremias 21:14 > “Eu vos castigarei segundo o fruto das vossas ações, diz o SENHOR;”



2 - A queda e as suas consequências para a família

2.1 O ataque do inimigo



Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?  Gênesis 3:1



A narrativa de Gênesis capitulo 3, nos relata como a serpente convenceu Eva a comer do fruto. Vemos que a serpente usou do artífice da duvida para convencer a mulher a pecar. Esta arma até hoje tem sido usada pela serpente, ela tem implantado duvidas nas mentes dos casais, quanto ao amor do seu marido pela esposa, e da esposa pelo esposo. Também nos filhos fazendo que eles pensem que não são amados pelos seus pais. Fazendo que eles se rebelem contra seus pais. Gerando discussões, gritos, desinteresse pelos estudos, reprovação na escola. Uma gama de males provenientes da duvida.         



Pais não deixem isso acontecer declare para os membros de sua família o que quanto você os ama. Diga a seu filho, filha, esposo, esposa o quanto você os ama. O mais importante demonstre por ações, a importância deles para você. Filhos vocês são amados por seus pais, não deixem a serpente vos iludir.



2.2 A responsabilidade de cada membro da família



  A) Esposo


          Amar a esposa assim como CRISTO, amou a igreja:  “Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,”  Efésios 5:25;

         Ser o provedor da família: Genesis 3.19 “No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.” O apostolo Paulo também fez recomendações quanto ao dever do esposo prover o sustento da família (1Tm 5.8 e 1Ts 4.11,12);


          Responsável espiritual da família: Assim como Jó orava pelos seus filhos e sacrificava por eles. Também é dever interceder pelos filhos assim como Abraão intercedeu por seu sobrinho, que para ele era como um filho.  O Pai e Esposo deve fazer o mesmo. (Jó 1.5 e Gn 18.19,23-26).



B) Esposa



          Ser submissa ao marido (Ef 5.22-24; Cl 3.18);



Cuidar do seu lar (Pv 31.21-22 e Tt 2.5);



Quando necessário, ajudar nas despesas financeiras (Pv 31.24);



Ser exemplo de esposa e mãe para as mais jovens (Tt 2.3-5).



C) Pais quanto aos filhos



Ensiná-los nos padrões Bíblicos (Pv 13.24; 19.18; 22.6,15; 23.13,14; 29.15,17);



Guia-los nos caminhos do SENHOR, desde infância  (Dt 6.1-9);



Incentiva-los a buscarem a Deus (Jó 1.5; Js 24.15; Ef 6.4);



D) Filhos



Honrar e obedecer aos pais – Êxodo 20.12 e Efésios 6. 1 – 3



Conclusão



          Nossa família deve está no modelo bíblico e apenas nela, não podemos deixar o deus deste século, ditar normas e conceituar a família diferente daquilo que a Bíblia diz. Nosso deve é lutar pela família bíblia.



          Devemos lutar por nossos familiares para que família, não seja destruída pelas investidas do maligno. Oremos pelos filhos e pelos pais para que DEUS sustente a família


Obs: pequeno resumo

A PAZ DO SENHOR QUE DEUS CONTINUE VOS ABENÇOANDO
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário