domingo, 25 de abril de 2010

Escola Bíblica Dominical - Lição IV - Chorando aos Pés do SENHOR

Lição IV - Chorando aos Pés do SENHOR   
Texto Áureo -  Thiago 4.9


Introdução 

         Chorar   aos pés dos homens muitas vezes pode ser constrangedor, humilhante, pode ser até mesmo uma vergonha. Porém, Chorar aos pés do SENHOR  nos traz conforto, gozo, esperança ânimo e alívio.

           Quando Choramos aos pés de DEUS com humildade e fé sabemos que ELE vai agir em nosso favor. Salmos 72. 12  "Pois ELE livrará ao necessitado que clamar, como também ao aflito e ao que não tem quem o ajude". Chorar aos pés do SENHOR significa orar. "Se estivermos necessitados ELE responderá nossas orações". Glória a DEUS! O nosso DEUS é DEUS dos necessitados, desamparados e que não tem que lute por si. 

            O choro de Jeremias era pelo povo. Os mesmos estavam desviados da presença de DEUS. Chorou ao SENHOR para que voltassem a presença do Altíssimo.         



I - O Lamento de Jeremias

              Jeremias 9.1 demonstra bem a sinceridade de Jeremias. Suas lágrimas, seu pranto era por um povo que anda queria com DEUS. Isso causava-lhe profunda comoção. Todo seu lamento é que Jeremias é conhecido como o profeta chorão. Hoje falta "chorões"! Crentes que sintam o sofrimento dos seus irmãos, da igreja do SENHOR e daqueles que perecem sem salvação. 

             É possível afirmar que precisamos de Pastores, Evangelistas, Presbíteros, Diáconos,   Auxiliares de Trabalho, Dirigentes, Líderes e crentes chorões. Não pessoas tristes que chorem sem parar, angustiadas , mas sim crentes que chorem porque sentem aquilo que DEUS sentiu nos tempos de Jeremias e ainda sente em relação a sua igreja dos tempos modernos. Igreja está que tem enveredado por caminhos tortuosos que tem servido de "criadouro" de megaprefadores, superpastores e teologias sem nenhum compromisso com o DEUS da Bíblia. Este povo que quer chamado povo de DEUS, precisa com urgência  de Atalaias, "Crentes Jeremias"chorando aos pés do SENHOR para que o povo desperte desta dormência, deste sono que parece que não vai mais acabar. 

              Mas surgi uma pergunta. Porque Jeremias chorava tanto, já que ele tinha comunhão com DEUS e sabia que não ia perecer junto com aquele povo? A resposta é simples. Como porta-voz do ALTÍSSIMO ele podia sentir o que DEUS sentia. Jeremias sentia o peso da palavra, a responsabilidade de pregar uma mensagem que se não fosse seguida, levaria aquele povo a destruição. Jeremias sentia o amor pelas almas, porque ele era escolhido de DEUS para aquela obra. ( I Coríntios 13.13 e Jeremias 1.16 - 19)
    
                 Jeremias quis se isolar ( Jeremias 9.2). Não porque havia desistido ou porque estava com medo do povo. Mas, sim porque via a situação lamentável do povo. Também conseguia contemplar a falta de compromisso e temor que eles tinham ( Jeremias 9.3, 5 e 8).  Talvez não haja nada pior do que falar e não ser ouvido quando sabemos que as pessoas precisam ouvir aquilo que temos a dizer a elas. Muitos de nós queremos e outros até desistem da obra que DEUS os confiou, por motivos insignificantes. Lembro-me que ouvi um pastor dizer que um porteiro da congregação que ele estava dirigindo deixou a igreja porque um irmão passou e não o saudou com A PAZ DO SENHOR. Conheço histórias de pessoas que se afastaram do evangelho porque foram repreendidas por seus pastores ( o pior que estavam agindo de forma errado) e por isso mereciam a repreensão. Muitos deixam a salvação por qualquer coisa e isso está registrado no livro do profeta Jeremias 2.11 "Houve alguma nação que trocasse seus deuses, ainda que não fossem deuses? Todavia o meu povo trocou a minha glória por aquilo que não é de nenhum proveito." Em nenhum circunstância deixe aquilo que DEUS lhe colocou pra fazer, não se importe com as criticas, com as perseguições. Todos que pregam a verdade são perseguidos, porém todos são ajudados por DEUS. (Lucas 9.62 e Jeremias 1.19) 


II - O Choro 

                   Resolvi acrescentar esta parte por dois motivos. 1º Porque achei relevante para o assunto desta lição. 2º porque lembre- me de uma pregação de um grande amigo meu ( Luan), na qual ele pregou sobre "O Choro".
                     
                    O primeiro versículo que me vem a mente é: Salmos 30.5²  "O choro pode durar um noite, mas a alegria vem pela manhã..." Com isso podemos entender que  choro tem o seu tempo determinado ( Eclesiastes  3.4¹). Podemos entender que o choro será um tempo ou uma fase que antecedera a alegria. Pra cantar vai se preciso enfrentar a luta( choro), mas com a certeza que o dia vai raiar e junto com ele virá a vitória. DEUS falava em choro por uma última vez em Apocalise 21.4 " DEUS limpará dos seus olhos toda lágrima; e não haverá mas morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque as primeiras coisas já são passas"   E DEUS fará e DEUS limpará toda lágrima! Irmão já estais chorando pelas lutas desta vida, não se preocupe DEUS entende o teu pranto, as tuas lágrimas ELE tem contemplado ( Jeremias 31.16) reprime a voz de choro, porque DEUS recompensará a obras de tuas mãos. A tristeza vai ser cessar porque DEUS, contemplou as tuas lágrimas.   I Reis 38. 1 - 8 - O rei Ezequias chorou a DEUS, e ELE o livrou da morte. Amado irmão saiba que DEUS pode mudar a sua vida. 


                      Conclusão

              É tempo de buscarmos a DEUS. É tempo de chorarmos pelas almas que vão peresendo por este mundo. É tempo de quebratarmos nosssos corações diante de DEUS e sentirmos amor pelas almas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário