domingo, 18 de abril de 2010

Lição III – Anunciando ousadamente a palavra de DEUS

Escola Bíblica Dominical

Lição III – Anunciando  ousadamente a palavra de DEUS





Introdução

Primeiramente vamos tentar compreender o tema da lição. “Anunciando com ousadia a palavra de DEUS”. Nem sempre é fácil pregar o evangelho a crentes ou a não-crentes, principalmente quando aquilo que temos a falar não são palavras “bajuladoras” mas, sim de repreensão. É o que tentaremos falar a luz da bíblia anunciar, pregar sem a palavra de DEUS e não dos homens.


I – O que é falar ousadamente a palavra de DEUS?

Não é ser pressunço ou faltar com respeito a outrem ou falar com arrogância com alguém. Não! Realmente não é isso. Embora alguns pensem que gritar, berrar, usar frases bonitas, frases de efeito isso signifique que tal pessoa está sendo usada por DEUS. Ser ousado na mensagem, na pregação do evangelho é outra coisa. Ser ousado na pregação ou falar ousadamente a palavra de DEUS é pregar a seja lá quem for o verdadeiro evangelho mesmo sabendo que você poderá ser discriminado, esbofeteado, ser mal visto pela sociedade. Ser ousado na pregação é pregar como Estevão (Atos 7. 1 – 53), como o profeta Micaías ( I Reis 22. 13 e 14) falar aquilo que DEUS mandar falar, onde Ele mandar e na hora que ELE mandar. Exemplos de Servos de DEUS ousados na pregação são: Pedro (atos 3.11 – 21) Estevão ( Atos 7. 1 – 11).

Temos agir como certa vez disse Martinho Lutero “Qualquer ensinamento que não se enquadre nas Escrituras deve ser rejeitado,
mesmo que faça chover milagres todos os dias." Ser ousado é isso. É ser contra total e qualquer heresia, é não distinguir ninguém nenhum ouvinte da palavra é falar o que está escrito., é pregar a Bíblia “purinha” sem nenhum heresia.

II – Jeremias é chamado a pregar na porta do templo ( Jeremias 7. 1 e 2)

Naquele momento Israel que era e é a povo escolhida de DEUS estava dentro da corrupção, estavam corrompidos pelo pecado. DEUS manda Jeremias pregar exatamente na porta do templo. Porque? Para que todos ouvisem os que estavam dentro do templo, aqueles que estavam chegando e os que se encontraram fora do templo. Isso porque os judeus conhecedores da palavra estavam enveredando por um caminho em que não condizia com a vontade de DEUS. Dito isto vamos trazer para a atualidade está passagem.


Quem é o templo de DEUS? Será que são as construções, edifícios feitos para abrigarem o povo e ser sede de determinada igreja. Com certeza não é está a resposta mais adequada. A Bíblia apresenta nós crentes, salvos em JESUS com sendo o seu templo ( João 14:23; I Coríntios 3.16 e 17), e por este motivo hoje JESUS fala aos nossos corações para que deixemos: a inveja, as dissensões, imundice, facções e toda obra da carne. Para que sempre DEUS possa fazer morado. Que possamos abrir a porta do templo ( abrir o coração) para que CRISTO faça morada ( Apocalipse 3.20). Mas, com isso não quero dizer que DEUS que apenas o coração. DEUS quer espírito, alma e corpo. ELE quer que sua vida está sempre no altar de acordo com sua palavra.

III – A mensagem de Jeremias


Como sabemos a mensagem de Jeremias era para que o povo se corrigisse, deixa-se a pratica do pecado e volta-se a seguir a DEUS. Queria despertar o povo para que percebessem que estavam na caminho que os levaria ao cativeiro e a morte espiritual e até física. Porém, os Judeus daquela época estavam se firmando na teologia do templo, como diz o comentarista da lição, Claudionor de Andrade “acreditavam eles que o SENHOR jamais permitiria que Jerusalém fosse destruída, porque nela encontrava-se o santo templo” Pensavam eles que poderiam pecar a torto e a direito, porque DEUS iria apenas ficar olhando e sem diz e sem fazer nada.

Isso me faz lembrar de uma doutrina chamada ou conhecida como doutrina calvinista que diz “ uma vez salvo, salvo para sempre!”, ou seja, aceitou a JESUS CRISTO como Senhor e Salvador, nem se preocupe mais, porque independente de qualquer coisa você será salvo, irá para o céu. Não precisa se preocupar em obedecer as sagradas escrituras.

A luz da Bíblia nem dessas doutrinas pode ser aceita por nós a primeira Jeremias, combateu ela da seguinte forma. Dizendo assim: Farei também a esta casa, que se chama pelo meu nome, na qual confiais, e a este lugar, que vos dei a vós e a vossos pais, como fiz a Siló. lançar-vos-ei de diante de minha face, como lancei a todos os vossos irmãos, a toda a geração de Efraim. Jeremias 7. 14 e 15; Salmos 76.54 – 64; DEUS faz com Jeremias mostre aos seus irmãos que a pratica deles os levaria a destruição, até o porque DEUS já tinha castigo os judeus e DEUS só corrige aqueles que ama ( Hebreus 12.6, 7 e 8), alguém sempre diz irmão DEUS é amor ele, não vai fazer nada comigo não. Então leia Hebreus 12.28 e 29 você que pensa assim. Se você não recebe correção é porque você não é filho e sim bastardo.

A segunda teologia é aplicável Mateus 24. 12 e 13 “ O que permanecer até o fim será salvo” caso você, eu ou qualquer pessoa ande com Israel andou, seremos da mesma forma castigados e se chegarmos a morrer fora do evangelho perderemos a salvação.

b) O comportamento reprovável dos Judeus

Baseados na teologia do templo o povo judeu e igual ou pior que as nações vizinhas que não tinham aliança com DEUS e não conheciam o verdadeiro DEUS. Jeremias 2. 11 Houve alguma nação que trocasse os seus deuses, ainda que não fossem deuses? Todavia o meu povo trocou a sua glória por aquilo que é de nenhum proveito. Trocaram a Glória de DEUS pelos deuses estranhos, deixaram o DEUS vivo, por deuses mortos, deixaram a luz para seguirem as trevas. Muitos tem feito isso.

Adoram deuses estranhos, ouviam falsos profetas, matam, adulteram (Jeremias 7. 8 e 9), e pensavam eles que não seria castigados depois de praticarem todas essas abominações ditam de DEUS. ( I Tessalonicenses 4. 3 e 7)

c) As Teologias Modernas

Há várias teologias e muitas delas não tem nada com a Bíblia e menos ainda com JESUS CRISTO. Isso a Bíblia – palavra de DEUS – já nos alerta ( II Timóteo 3. 1 – 5) teologias, “ensinos” são criados apenas e exclusivamente para massagear o ego dos seus criadores e de seus adeptos atendo a arrogância, a ganância, a prepotência de cada um de seus envolvidos, mas nunca para louvar, exaltar, glorificar, e bem dizer ao SENHOR.

Exemplo : Teologia da Prosperidade. Maior aberração teológica já criada pelo homem.

“ A DOUTRINA BÍBLICA NÃO É SUBMISSA, A VONTADE HUMANA E NEM A SEUS PENSAMENTOS, MAS ESTA É SUJEITA A PRÓPRIA BÍBLIA SAGRADA, LOGO É SUBMISSA A DEUS”

Conclusão


Sejamos atalaias do genuíno e puro evangelho, evangelho que transforma vidas e leva o homem ao céu. Que a atitude dos judeus daquela época sirva de lição pra nós não cometermos o mesmo erro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário